quinta-feira, 25 de julho de 2013

A Guerra dos Tronos

As Crónicas de Gelo e Fogo - Livro I

Autor: George R. R. Martin
Editora: Saída de Emergência
Coleção: Bang!
Saga: As Crónicas de Gelo e Fogo - Livro I
Páginas: 400

Classificação: 8/10

Sinopse:
Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha: uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de o proteger da rainha. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal: a ambição dessa família não tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia! Sozinho na corte, Eddard também se apercebe que a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo.

Uma galeria de personagens brilhantes dá vida a esta saga: o anão Tyrion, ovelha negra do clã Lannister; Jon Snow, bastardo de Eddard Stark que decide juntar-se à Patrulha da Noite, e a princesa Daenerys Targaryen, da dinastia que reinou antes de Robert, que pretende ressuscitar os dragões do passado para recuperar o trono, custe o que custar.


Crítica:

Bem, primeiro que tudo tenho de admitir que comecei a ouvir falar de A Guerra dos Tronos já há algum tempo. Talvez à dois anos, quando a série de TV começou a ser produzida pela HBO e revolucionou as séries, pois nunca a fantasia tinha tido tantos espectadores. 
O que é certo é que quando as pessoas viram a série pela primeira vez não conseguiram esperar pelos próximos episódios, e por isso os livros foram a única solução, com uma temporada a estrear por ano, ler As Crónicas de Gelo e Fogo era a única solução, mesmo tendo em conta o tamanho dos livros (mais de 800 páginas no original).
Bem de um momento para o outro eu comecei a ver toda a gente com livros de um autor chamado George R. R. Martin, e depois de ver alguns episódios da série comecei a ler os livros, e digo-vos: 'A mais importante obra de fantasia desde que Bilbo encontrou o anel!' sem sombra de dúvida!
Continuo a gostar mais da nobreza das palavras de Tolkien, mas Martin  não lhe fica nada atrás, esta saga promete! Todos os pormenores e os mistérios, os conflitos, é daqueles livros que nos faz pensar, que nos faz interrogar-nos sobre o que irá acontecer a seguir.
Sem dúvida que é a saga perfeita para os fãs de fantasia, talvez uma fantasia mais real e adulta, mas sem dúvida com um pouco de sobrenatural que eu acho que nos vais aterrorizar daqui para a frente.
Quem já viu a série vai reparar que é bastante leal aos livros! Não percam!
Sem dúvida que este Verão toda a gente vai estar a ler As Crónicas de Gelo e Fogo!

Sem comentários:

Enviar um comentário