quarta-feira, 21 de agosto de 2013

O Sobrinho do Mágico

Autor: C. S. Lewis
Editora: Editorial Presença
Coleção: As Crónicas de Nárnia
Páginas: 146

Classificação: 8/10

Sinopse:
Este clássico de literatura infantil escrito em 1955 por C. S. Lewis e ilustrado por Pauline Baynes é o primeiro de sete volumes que compõem As Crónicas de Nárnia e que dão início a uma nova colecção da Presença com o mesmo nome. Neste livro, Digory e Polly conhecem-se e tornam-se amigos num frio e chuvoso Verão em Londres. Os dois irão viver fantásticas aventuras quando o maléfico tio de Digory, Andrew, que pensa ser um mágico, os manda repentinamente para outro mundo. Acabam por encontrar o caminho para Nárnia, um mundo encantado repleto de um sol radiante, de flores e árvores que crescem miraculosamente e de animais falantes, criado através da canção de Leão… Uma história inesquecível, que nos mostra como começou o glorioso nascimento de Nárnia. Uma obra que vai apaixonar miúdos e graúdos, amplamente conhecida do público em geral.


Crítica:

Simplesmente apaixonante... 
Antes de começar a ler As Crónicas de Nárnia pensei 'será que isto não é um pouco infantil?', bem tenho de admitir que ao principio não me convenceu muitos, tanta coisa e nunca mais chegávamos a Nárnia, até que fiquei surpreendida .. As palavras de C. S. Lewis são plena magia!
Finalmente descobri porque é que nos filmes eles entram em Nárnia por um guarda-roupa! Agora tudo faz sentido! Admito que terminei o livro a sorrir e a pensar que tenho pena de já não ser uma criança...
Quem já leu Tolkien, em O Senhor dos Anéis, por exemplo, pode ver que estes dois excelentes escritores eram de facto contemporâneos, e até amigos. A escrita fantástica, cheia de magia e com descrições esplêndidas!
Agora, não posso deixar de comentar o ilustradora do livro, uma verdadeira artista, Pauline Baynes. Para além de As Crónicas de Nárnia, também foi ela que teve a honra de ilustrar alguns livro de J. R. R. Tolkien. Os seus desenhos representam os sentimentos de uma forma tão intensa, que não deixa ninguém indiferente!
Agora que já descobri como tudo começou, aguardo pelas próximas aventuras por Nárnia!

Sem comentários:

Enviar um comentário