terça-feira, 15 de outubro de 2013

Será? #2

Este mês o Tales Without Name apresenta a segunda rubrica Será?!
Neste mês de Outubro...

Dan Brown vs José Rodrigues dos Santos

Será que o português superou o conceituado escritor americano?

Ai está a questão! Questão essa que coloquei ao ler, na contracapa do livro O Último Segredo: "Melhor do que Dan Brown", uma critica vinda directamente da Holanda no Tros Nieuwsshow.

Estes dois autores têm desde logo algumas coisas em comum, para além do facto de ambos terem a mesma idade (nascidos em 1964). Ambos os autores criaram um personagem que têm uma colecção de livros onde é o protagonista. Tomás Noronha, é um professor da Universidade nova de Lisboa nos livros de José Rodrigues dos Santos, enquanto nos de Dan Brown brilha o simbolista, que dá aulas em Harvard, Robert Langdon.
Agora vem em termos de história, pelo menos nos livros das colecção de Noronha e Langdon, o desenvolvimento dado à história é bastante parecido. Ambos os autores fazem questão de desafiar verdades, têm um protagonista que tenta desvendar um mistério já enterrado e depois descobre verdades que o mundo tentou esconder, e há um inimigo, alguém do lado do mal, e essa pessoa é sempre a mais inesperada. Na minha opinião depois de ler um livro e perceber o esquema da história é fácil ver como é que vai acabar, e isso aconteceu-me ao ler o segundo livro do Rodrigues dos Santos, e o mesmo acontece nos livros do Dan Brown.
Há quem diga que o autor português copiou o americano, e depois há alguns que esquecem a cópia e avaliam a escrita, e muitos deles dando o destaque ao jornalista da RTP. Eu pessoalmente estou a preferir Dan Brown, apesar de ter adorado os livros do Rodrigues dos Santos, principalmente O Codex 632 porque sou apaixonada pelos Descobrimentos, contudo os do Dan Brown têm muito mais adrenalina e acção  e isso acaba por fazer a diferença na hora de escolher.
Quanto ao facto, ou melhor, à coincidência de que ambas as colecções dos autores têm quatro livros, não passam sem dúvida de é só um acaso. E apesar de os dois escritores falarem bastante de assuntos da religião se virmos bem é onde estão os maiores enigmas e segredos, segredos que dão bons livros.

Os mais recentes títulos dos autores são:
José Rodrigues dos Santos - O Homem de Constantinopla
Dan Brown - Inferno (Robert Langdon #4)

Deixem-me as vossas opiniões! 
Dan Brown vs José Rodrigues dos Santos
Quem ganha? Qual é o vosso favorito? Acham que os livros deles são realmente parecidos?
Boas leituras para todos! E até à próxima rubrica Será?

1 comentário:

  1. Pessoalmente, concordo contigo:) Apesar de não ter gostado assim tanto do último que li do Dan Brown e de o Inferno pelos vistos não ser também muito bom.
    Beijos

    ResponderEliminar