sábado, 23 de novembro de 2013

IMAX

Finalmente cedi a mim mesma o luxo de ir ver um filme no IMAX, claro que não podia ser um filme qualquer porque afinal o bilhete não é nada barato! 10 euros para ver um filme, sem incluir pipocas, é um roubo! Fui ver o The Hunger Games: Em Chamas, e por acaso gostei bastante. Depois, para mim nem me faz muita diferença porque eu vou até onde o metro chegar, mas só há um ecrã IMAX no Colombo em Lisboa, o que é injusto para quem vive fora dos arredores da capital.

E afinal o que é IMAX?
A tecnologia IMAX caracteriza-se especialmente pela sua melhorada qualidade de imagem e som. A sala de cinema é especialmente concebida para melhorar a experiência do espectador, desde a disposição dos lugares até ao ecrã, maior que os normais, que é curvo e ocupa toda a parece do fundo da sala, desde o chão ao tecto ultrapassado assim o campo de visão de quem está a ver o filme para que este se sinta mais envolvido pela imagem. Os filmes são gravados com uma nova tecnologia de câmaras que melhora bastante o brilho e a qualidade da imagem. O som é espalhado por toda a sala e tem ao seu dispor um leque de sons mais diversificados.


E a pergunta mantêm-se, será que vale a pena ver um filme em IMAX?
Em primeiro lugar é de realçar que só os melhores filmes é que são gravados com a tecnologia IMAX, portanto o filme, em principio não irá desiludir. Quanto ao resto, tenho de confessar que no inicio do filme me fez um pouco de impressão ter um ecrã tão grande, mas no fundo é esse objectivo, sentimos muito mais o filme, vemos as coisas como as personagens as vêem e sem puder estar a olhar para tudo ao mesmo tempo. 
Em termos de som nota-se a diferença. Infelizmente não fui ver um filme com uma banda sonora especialmente apelativa, mas para a próxima vou ter mais atenção a isso, já que pretendo ir ver O Hobbit: A Desolação de Smaug ao IMAX, e espero que a banda sonora me volte a surpreender. 
Por agora, a experiência é para repetir, agora só espero que o preço do bilhete baixe um pouco...

Deixem-me com as vossas opiniões, e bons filmes!

2 comentários:

  1. Ainda não fui ver (o filme e em IMAX), mas vou ver os dois num só esta semana que vem.

    Não concordei com o que disseste 'os melhores filmes'... O Superman foi gravado em IMAX e, embora não o tenha visto dessa forma, desiludiu-me imenso... supostamente são gravados filmes com expectativas elevadas, talvez? Não sei... venha daí a opinião!

    ResponderEliminar
  2. Concordo consigo claro, quando quis dizer 'os melhores filmes' estava sem dúvida a pensar no que as pessoas acham que é bom, e no qual estão dispostas as gastar algum dinheiro para ir ver... Por vezes desilude, depende também do género de filme que a pessoa prefira.

    ResponderEliminar